THC tem a propriedade de redução da pio (pressão intraocular), e isso explica o potencial terapêutico no glaucoma, revelam pesquisadores.

THC tem a propriedade de redução da pio (pressão intraocular), e isso explica o potencial terapêutico no glaucoma, revelam pesquisadores.

| 2 minutos de leitura.

Hoje é o Dia da Saúde Ocular e vamos apresentar o que os pesquisadores falam sobre os canabinoides como alvo terapêutico.

A relação entre Cannabis e saúde ocular tem despertado interesse crescente na comunidade científica e entre pacientes, à medida que novas pesquisas exploram os potenciais benefícios e desafios associados ao uso da Cannabis para condições oftalmológicas.

Um artigo brasileiro chamado “O uso da Cannabis na oftalmologia: uma revisão integrativa” (tradução), realizou uma revisão sobres os possíveis usos da Cannabis na oftalmologia, segundo os pesquisadores: “Com o avanço da legalização da Cannabis ao redor do mundo, muitos pacientes têm reivindicado essa opção terapêutica para tratamento do glaucoma e, por isso, é importante que os profissionais de saúde estejam aptos para educá-los a respeito da eficácia e da segurança dessa terapia alternativa.”

É conhecido pela comunidade que o THC em específico tem a propriedade de redução da PIO (pressão intraocular), por isso a maioria dos artigos sobre oftalmologia e Cannabis aborda o potencial terapêutico da planta no tratamento do glaucoma, já que o aumento da PIO é a principal causa da perda permanente da visão nessa condição.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



Outra doença de destaque na perda de visão é a retinopatia diabética, segundo o artigo, a investigação ainda está em fase animal, no entanto constatou-se que as propriedades neuroprotetoras e anti-inflamatórias do CBD podem ser úteis para o tratamento.

Por último, um artigo chamado “Canabinoides em pacientes com glaucoma: a história sem fim” (tradução), demonstrou por meio de uma revisão sistemática, que os canabinoides apresentam potencial para reduzir a pressão intraocular em pacientes com glaucoma, com formas administradas por via oral, inalada, tópica e intravenosa apresentando potenciais benefícios.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Referências:

Braga, Anna Carlinda Arantes de Almeida, et al. “O Uso Da Cannabis Na Oftalmologia: Uma Revisão Integrativa.” Revista Médica de Minas Gerais, vol. 32, 2022, https://doi.org/10.5935/2238-3182.v32supl.01.08.

Português Passani, A., Posarelli, C., Sframeli, A., Perciballi, L., Pellegrini, M., Guidi, G., & Figus, M. (2020). Canabinoides em pacientes com glaucoma: uma história sem fim. Revista de Medicina Clínica , 9. https://doi.org/10.3390/jcm9123978

THC tem a propriedade de redução da PIO (pressão intraocular), e isso explica o potencial terapêutico no Glaucoma, revelam pesquisadores.

07/07/2024 | Por:
Copiardo para Área de Transferência