Revisão de estudos revela que todos os canabinoides testados apresentaram propriedades neuroprotetoras para uma série de doenças degenerativas
| 1 minutos de leitura.Revisão de estudos indica que os canabinoides em geral contribuem muito para o tratamento do Alzheimer e de todas as doenças neurodegenerativas. Veja abaixo.
A Doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo e fatal caracterizado pela deterioração da função cognitiva e da memória, além do comprometimento gradual das atividades cotidianas e uma gama de sintomas neuropsiquiátricos e mudanças comportamentais.
Mas não apenas o Alzheimer afeta as funções cognitivas e a memória, existem diversas doenças como Parkinson, Prion, Huntington, esclerose múltipla, demência fronto temporal, entre outras.
Um estudo Brasileiro de 2023 chamado “Impacto dos canabinoides no tratamento do Alzheimer” (tradução), publicado no Brazilian Journal of Health Review, realizou uma revisão de estudos diversos sobre o impacto do tratamento canabinoide nos sintomas da Doença de Alzheimer.
A coleta dos dados iniciou-se a partir da pergunta da investigadora “Quais os efeitos da Cannabis em pacientes com doença de Alzheimer?”, foram analisados estudos clínicos, outras revisões, estudos randomizados entre outros.
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
O CBG (canabigerol) e o o THC (delta-8 tetrahidrocanabinol), por exemplo, apresentaram efeitos anti-inflamatórios, enquanto e o CBC (canabicromeno) e o CBD (canabidiol) possuem atividade anticonvulsivante, por exemplo. A utilização dos canabinoides foi bem tolerada pelos pacientes, o que demonstra um potencial promissor para o tratamento de doenças neurodegenerativas.
Um dos estudos analisados, de 2020, chamado “Uma revisão sistemática de fitocanabinoides menores com potencial neuroprotetor promissor“ (tradução), abordou as propriedades neuroprotetoras dos fitocanabinoides.
Como resultado, todos os fitocanabinoides testados apresentaram propriedades neuroprotetoras numa série de doenças degenerativas, o que é bastante promissor não apenas para o tratamento do Alzheimer.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
Brito, M, et al. “Impacto Dos Canabinóides No Tratamento Do Alzheimer.” Brazilian Journal of Health Review, vol. 6, no. 3, 15 May 2023, pp. 9584–9597,
Impacto dos canabinóides no tratamento do Alzheimer
. Accessed 24 Oct. 2023.
Stone NL, Murphy AJ, England TJ, O'Sullivan SE. A systematic review of minor phytocannabinoids with promising neuroprotective potential. Br J Pharmacol. 2020 Oct;177(19):4330-4352. doi: 10.1111/bph.15185. Epub 2020 Sep 1. PMID: 32608035; PMCID: PMC7484504.
Revisão de estudos revela que todos os canabinoides testados apresentaram propriedades neuroprotetoras para uma série de doenças degenerativas