Evidências científicas Ansiedade & Depressão

Evidências científicas Ansiedade & Depressão

| 2 minutos de leitura.

Série de estudos robustos sobre a Cannabis como tratamento para ansiedade e depressão revela melhorias notáveis, mínimos efeitos colaterais e destacam o impacto positivo dos extratos da planta nestes transtornos mentais.

Recentemente, a Universidade do Novo México conduziu uma pesquisa, intitulada "A eficácia da Cannabis flor para alívio imediato dos sintomas de depressão" (tradução), coletando dados de 1.819 participantes em 5.876 sessões de autoadministração de Cannabis entre 2016 e 2019.

O estudo buscou avaliar os efeitos do tratamento em tempo real, mostrando que 95,8% dos usuários experimentaram alívio. A influência positiva da Cannabis no tratamento de ansiedade e depressão é destacada em diversos estudos ao longo dos anos, revelando sua eficácia como aliada nessas condições.

Quase todos os pacientes em nossa amostra experimentaram alívio dos sintomas com o uso de Cannabis para tratar a depressão e com evidências mínimas de efeitos colaterais graves em curto prazo.

‌Os resultados indicados por outra pesquisa semelhante, conduzida por pesquisadores da Washington State University e publicada no Journal of Affective Disorders, são notáveis. Eles analisaram cerca de 12 mil sessões de consumo de Cannabis por pessoas enfrentando depressão, ansiedade e estresse, revelando uma redução média de 50% nos sintomas de depressão e 58% na ansiedade e estresse.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



A Harvest Medicine, uma renomada clínica de Cannabis medicinal no Canadá, também contribuiu para essas descobertas promissoras. Conduziram um estudo retrospectivo nacional intitulado "Uso de Cannabis medicinal no Canadá e seu impacto na ansiedade e depressão" (tradução), analisando dados de 7.362 pacientes com idade média de 49,8 anos e 53,1% do sexo feminino, que receberam prescrição da clínica.

‌O estudo revelou melhorias estatisticamente significativas nas pontuações dos questionários de ansiedade (GAD-7) e depressão (PHQ-9) entre as avaliações iniciais e de acompanhamento. Pacientes que utilizaram ativamente Cannabis medicinal para tratar ansiedade ou depressão experimentaram melhorias mais notáveis.

A longo prazo, 12 meses após o início do tratamento, os pacientes com ansiedade apresentaram uma diminuição média de 5 pontos, superando a diferença mínima importante (MCID).

‌Resultados semelhantes foram observados 18 meses após o tratamento para pacientes com depressão, alcançando uma média de 4 pontos acima da MCID. Esses achados destacam o impacto positivo da Cannabis medicinal no tratamento desses transtornos mentais.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Referências:

Li, X., Diviant, J. P., Stith, S. S., Brockelman, F., Keeling, K., Hall, B., & Vigil, J. M. (2020). The Effectiveness of Cannabis Flower for Immediate Relief from Symptoms of Depression. *Yale J Biol Med*, 93(2), 251-264. https://doi.org/10.7306/yjbm/1650

Sachedina, F., Chan, C., Damji, R. S., & de Sanctis, O. J. (2022). Medical Cannabis use in Canada and its impact on anxiety and depression: A retrospective study. *Psychiatry Research*, 313, 114573. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2022.114573. (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178122001834)

Cannabis benefica per ansia e depressione secondo un ampio studio retrospettivo

Evidências científicas Ansiedade & Depressão

07/01/2024 | Por:
Copiardo para Área de Transferência