Estudos revelam que pacientes com Esclerose Múltipla tratados com Cannabis sentem melhora no sono, na dor e na espasticidade, com leves efeitos adversos, e relatam maior qualidade de vida
| 1 minutos de leitura.Estudos indicam que a Cannabis pode tratar diversos sintomas da Esclerose Múltipla, veja em detalhes abaixo.
Um estudo canadense publicado em 2022 chamado “Uso medicinal de Cannabis em canadenses com esclerose múltipla” revelou os impactos do tratamento canabinoide no tratamento da esclerose múltipla.
A pesquisa foi feita a partir de um questionário anônimo que foi distribuído a indivíduos com EM (Esclerose Múltipla) através de diversos canais.
De 344 questionários respondidos, 215 (64,5%) participantes relataram ter utilizado Cannabis medicinal pelo menos uma vez, e 180 (52,3%) ainda a utilizavam no momento da pesquisa. Indivíduos com formas mais graves ou progressivas de EM apresentaram maior prevalência de uso da Cannabis medicinal.
Os principais motivos para o uso da Cannabis medicinal foram:
Problemas de sono (84,2%)
Dor (80,0%)
Espasticidade (68,4%)
Este estudo demonstrou que uma grande parte dos canadenses com EM experimentaram a Cannabis medicinal, quase dois terços, e que aqueles com maior carga de doença são mais propensos a utilizá-la.
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
Os participantes relataram que a Cannabis é eficaz no tratamento de diversos sintomas, e revelaram que os efeitos adversos foram geralmente leves, e não foram motivo para a descontinuação do uso.
Outro estudo brasileiro chamado “Uso terapêutico de canabinoides na Esclerose Múltipla” de 2019, investigou a partir de uma revisão de estudos, os efeitos do tratamento.
O receptor CB2, parte do sistema endocanabinoide, quando estimulado por canabinoides como o CBD, pode ter um efeito de redução da percepção da dor neuropática e inflamatória.
Os estudos farmacológicos e ensaios clínicos analisados, demonstram que os canabinoides são eficazes como analgésicos para dor crônica, especialmente de origem neuropática, que é o caso da EM.
Estes artigos nos revelam a importância do acesso ao tratamento baseado na Cannabis para pacientes de Esclerose Múltipla, essa abordagem pode trazer uma melhora grande na qualidade de vida para essas pessoas.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
Santarossa TM, So R, Smyth DP, Gustavsen DS, Tsuyuki DRT. Medical Cannabis use in Canadians with multiple sclerosis. Mult Scler Relat Disord. 2022 Mar;59:103638. doi: 10.1016/j.msard.2022.103638. Epub 2022 Jan 29. PMID: 35382939.
Quirino Rabelo, Andressa. “Uso Terapêutico de Canabinóides Na Esclerose Múltipla.” Ensaios USF, vol. 3, no. 1, 19 Dec. 2019, pp. 12–26,
Uso terapêutico de canabinóides na Esclerose Múltipla
Estudos revelam que pacientes com Esclerose Múltipla tratados com Cannabis sentem melhora no sono, na dor e na espasticidade, com leves efeitos adversos, e relatam maior qualidade de vida