Estudo realizado com 258 participantes na menopausa e pré-menopausa revela que a Cannabis é benéfica para distúrbios do sono, do humor, da ansiedade e da libido

Estudo realizado com 258 participantes na menopausa e pré-menopausa revela que a Cannabis é benéfica para distúrbios do sono, do humor, da ansiedade e da libido

| 2 minutos de leitura.

Estudo revela que cada vez mais mulheres optam por Cannabis para o tratamento dos sintomas da perimenopausa e da menopausa, veja abaixo.

A perimenopausa, também chamada pré-menopausa, é um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa, em que a ovulação deixa de existir por completo.
A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

‌Sintomas comuns da perimenopausa são:

  • Inicialmente há um encurtamento do ciclo menstrual que passa de 28 para 26 dias, por exemplo
  • Posteriormente há maior intervalo entre as menstruações
  • Pode eventualmente ocorrer uma menstruação abundante
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Diminuição do desejo sexual
  • Redução da lubrificação vaginal

Sintomas comuns da menopausa são:

Ondas de calor (fogachos): sensação súbita de calor na face, pescoço e tronco superior, acompanhadas por rubor facial, suores, palpitações, vertigens e cansaço muscular, podendo interferir nas atividades diárias.

Irregularidades nos ciclos menstruais: variações na duração e quantidade do fluxo sanguíneo.
Manifestações ginecológicas e urinárias: dificuldade para esvaziar a bexiga, dor ao urinar, perda de urina, infecções urinárias.

Sintomas psíquicos: redução dos hormônios femininos contribui para irritabilidade, instabilidade emocional.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



Um estudo recente chamado “Uma pesquisa sobre o uso de Cannabis medicinal durante a perimenopausa e pós-menopausa” (tradução), publicado na revista “Menopause”, liderado por Harvard, examinou os padrões de consumo de Cannabis em 131 mulheres durante a perimenopausa, que é o período que frequentemente se estende por vários anos antes da cessação da menstruação, em comparação com 127 mulheres que já haviam passado pela menopausa.

A maioria expressiva (86%) eram utilizadores atuais de Cannabis. Os participantes apresentaram opiniões divergentes quanto ao uso da Cannabis para propósitos médicos, recreativos ou ambos. Cerca de 79% a recomendaram para aliviar sintomas associados à menopausa. Dentre estes, 67% afirmaram que a Cannabis é benéfica para distúrbios do sono, enquanto 46% relataram melhorias no humor, na redução da ansiedade, e 30% na libido.

Mais de 84% dos participantes relataram fumar ou vaporizar flores de Cannabis, enquanto 78% consumiram Cannabis comestível e quase 53% usaram óleos para vaporização.

Os resultados sugerem que o tratamento com canabinoides é positivo para diversos sintomas da menopausa e da perimenopausa, e sugere maiores investigações.
Os canabinoides possuem diversas propriedades como anti-inflamatórias, analgésicas, ansiolíticas, agem também como relaxantes muscular e indutor do sono, podendo contribuir para diminuir consideravelmente boa parte dos sintomas da menopausa e da perimenopausa, e minimizar as experiências desagradáveis do desequilíbrio hormonal.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Referências:

Dahlgren, M. Kathryn PhD; El-Abboud, Celine BA; Lambros, Ashley M. BS; Sagar, Kelly A. PhD; Smith, Rosemary T.BS; Gruber, Staci A. PhD .Uma pesquisa sobre o uso de Cannabis medicinal durante a perimenopausa e pós-menopausa. Menopausa 29(9):p 1028-1036, setembro de 2022. | DOI: 10.1097/GME.0000000000002018


Are women turning to Cannabis for menopause symptom relief? - Harvard Health

Menopausa e climatério .

Pré-menopausa: o que é, sintomas e o que fazer - Tua Saúde

Estudo realizado com 258 participantes na menopausa e pré-menopausa revela que a Cannabis é benéfica para distúrbios do sono, do humor, da ansiedade e da libido

02/02/2023 | Por:
Copiardo para Área de Transferência