Endometriose

Endometriose

| 1 minutos de leitura.

Revisão de estudos apresenta o mecanismo de ação dos canabinoides na Endometriose, entenda abaixo.

A endometriose representa uma alteração no funcionamento normal do organismo, em que as células do endométrio, o tecido que reveste o útero, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, deslocam-se na direção oposta, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal.

Os sintomas incluem:

  • Dor em forma de cólica durante o período menstrual, capaz de incapacitar as mulheres em suas atividades cotidianas.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação.
  • Fadiga.
  • Diarreia.
  • Dificuldade de engravidar, sendo que a infertilidade afeta aproximadamente 40% das mulheres com endometriose.

Um estudo brasileiro chamado “O uso de cannabis sativa para

tratamento de endometriose: uma revisão literária”, realizou uma revisão sobre a literatura existente sobre o tratamento canabinoide para os sintomas da endometriose com artigos em inglês, português e espanhol.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



Um dos principais objetivos do tratamento convencional da endometriose é de controlar seu principal sintoma que é a dor crônica na região pélvica, além disso diminuir a concentração de estrógeno no corpo, sendo um problema para mulheres que desejam engravidar.

Esses tratamentos para a diminuição da concentração de estrógeno podem ser responsáveis por perda de densidade óssea, acne, labilidade emocional, diminuição da libido, insônia e ganho de peso.

Em contrapartida o Sistema Endocanabinóide é capaz de interagir com mecanismos específicos de dor, como inflamação, proliferação e sobrevivência celular, desempenhando um papel importante na diminuição da dor associada à endometriose.

O útero expressa fortemente os receptores CB1, sendo o segundo local com maior expressão de receptores canabinóides após o cérebro.

Em condições normais, o SEC contribui para manter o equilíbrio no organismo, promovendo a apoptose em diversos tipos celulares e evitando a proliferação desordenada (a apoptose é o processo de morte celular programado, que elimina células danificadas).

Além disso, células endometriais não sofrem apoptose e migram para outras partes do corpo. Em condições ideais, o sistema endocanabinoide, responsável por manter o nosso organismo em equilíbrio, promove a apoptose deste tipo de células evitando a sua proliferação.

Algumas pesquisas sugerem até mesmo que a desregulação do sistema endocanabinoide pode ser uma das causas agravantes da endometriose.

Isso sugere uma abordagem promissora no tratamento dos sintomas da endometriose, potencialmente proporcionando alívio sem os efeitos colaterais associados aos tratamentos convencionais.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Endometriose

24/01/2023 | Por:
Copiardo para Área de Transferência