Dia da não violência
| 2 minutos de leitura.No Dia Mundial da Não Violência vamos refletir sobre todas as vertentes, e fazer um paralelo com o impacto da proibição da Cannabis, que sem dúvidas é um tipo de violência.
Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que foi assassinado neste mesmo dia. Gandhi foi um dos principais defensores da não violência como forma de alcançar a paz e a justiça social. Ele acreditava que a violência só gera mais violência, e que é possível resolver conflitos de forma pacífica, através do diálogo, da negociação e da compreensão mútua.
Neste dia é imperativo refletir sobre todas as vertentes, e políticas, por vezes, são fundamentadas na violência. Este dia nos convida a repensar abordagens que, em nome da segurança ou controle, podem inadvertidamente perpetuar danos e injustiças.
A proibição da Cannabis é um exemplo de política que, embora indicam ter sido implementada com a intenção de combater o uso indevido da substância, foi uma manobra de interesses que resultou em consequências adversas para pessoas, animais e para sustentabilidade do planeta.
Essa proibição não apenas estigmatizou a planta, mas também restringiu o acesso a medicamentos que têm se mostrado eficazes no alívio de sintomas de diversas condições médicas., ou seja, impedindo o acesso a saúde.
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
Pacientes que necessitam do uso medicinal da Cannabis, muitas vezes, se veem marginalizados de uma opção de tratamento que poderia melhorar significativamente sua qualidade de vida. A negação desse acesso não só perpetua o sofrimento de pacientes, como de diversas áreas que poderiam contar com a multifuncionalidade da Cannabis, que por sua vez serve também como alimento, matéria-prima para incontáveis produtos, inclusive carros e combustível, até a renovação de solos, como de Chernobyl.
É fundamental buscar soluções e regulamentações que permitam o plantio e uso da Cannabis, ao invés de perpetuar a violência contra a população e o planeta através da proibição, é hora de adotar políticas sem interesses próprios e sim de todos.
Em última análise, o Dia da Não Violência serve como um lembrete poderoso de que a busca por um mundo mais pacífico deve incluir a revisão de políticas que causam danos colaterais significativos.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
https://brasil.un.org/pt-br/201903-dia-internacional-da-n%C3%A3o-viol%C3%AAncia-destaca-legado-pac%C3%ADfico-de-gandhi
Dia da não violência