A Cannabis é reconhecida como um divisor de águas na vida do autista, e de toda a sua família, não apenas os estudos confirmam, como a prática clínica. É qualidade de vida!
| 2 minutos de leitura.Dr. Victor Guilherme Pichek, é o médico técnico responsável pela clínica Santa Planta, é um grande estudioso do sistema endocanabinoide e dos canabinoides, professor da pós-graduação de Cannabis Medicinal da faculdade Unyleya, é também um paciente e ativista.
Em sua prática clínica, atende diariamente variadas condições de saúde, e consegue comprovar através do acompanhamento dos pacientes, a polivalência e a eficácia da Cannabis, conforme resultados indicados nos milhares de estudos clínicos relacionados.
É testemunha da virada de vida que a planta faz nos diferentes tipos de comorbidades, mas tem apreço especial pelo autismo, pois segundo ele, a maioria são crianças, e toda vez que uma mãe ou um pai abre a vídeo consulta, ele sente que será capaz de indicar algo que irá realmente trazer benefícios para a vida daquele paciente e também de toda a sua família.
Segundo ele, “a Cannabis é reconhecida como um divisor de águas na vida do autista, e de toda a sua família, não apenas os estudos confirmam, como a prática clínica. É qualidade de vida!…
Me sinto muito bem em poder oferecer um tratamento tão efetivo, e tão transformador… E fico ainda mais feliz em saber que chegará o momento de retirar os medicamentos químicos agressores, e deixar o paciente apenas com o tratamento integrativo, sendo a Cannabis o grande pilar.”
Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
Dr. Victor finaliza indicando aos pais a leitura do estudo “Uso de Cannabis e canabinoides no transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática”, publicada em 2022, onde foram analisados 9 estudos clínicos e concluiram que os canabinoides atuam de forma muito ampla nos sintomas relacionados ao transtorno.
Os estudos mostraram que os medicamentos à base de Cannabis reduziram o número e/ou a intensidade de diferentes sintomas, incluindo hiperatividade, ataques de automutilação e raiva, problemas de sono, ansiedade, inquietação, agitação psicomotora, irritabilidade, agressividade, perseverança e depressão.
Além disso, eles encontraram uma melhora na cognição, sensibilidade sensorial, atenção, interação social e linguagem.
A revisão conclui que os canabinoides podem ter efeitos promissores no tratamento dos sintomas relacionados ao TEA, podendo ser utilizados como alternativa terapêutica eficiente no alívio desses sintomas.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
ENGLER, G. P.; DA SILVA, G. A. F.; TORRES, T. M.; PRISCILLA, D.; LOPEZ, A. G. P.; DA SILVA, M. da C. S.; MORAIS, M. J. de D.; LEITÃO, F. N. C. O uso de Cannabis no tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo – revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1301–1315, 2024. DOI: 10.34119/bjhrv7n1-099. Disponível em: O uso de Cannabis no tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo – revisão sistemática . Acesso em: 17 feb. 2024.
A Cannabis é reconhecida como um divisor de águas na vida do autista, e de toda a sua família, não apenas os estudos confirmam, como a prática clínica. É qualidade de vida!